O franchising conta com modelos de nanofranquias. São formatos mais simples de negócios, com menores investimentos. Aqui trazemos informações importantes para você saber mais sobre elas.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), aproximadamente 557 marcas trabalham com pelo menos um modelo de franquia home office no país. Hoje muitas empresas oferecem este modelo enxuto.
Dessa forma, mesmo com pouco dinheiro, é possível investir em uma franquia. Vamos lhe mostrar como.
Uma nanofranquia é um tipo de franquia que possui um investimento inicial de até R$ 25 mil. Isso não significa que seja um tipo de negócio pior do que os outros, já que conta com os mesmos suportes.
Nesse sentido, este modelo de negócio é voltado para trabalhos em home office ou home based, o que não obriga o empreendedor a ter um ponto comercial.
Dessa forma, o empresário pode abrir o próprio empreendimento com um baixo investimento e custos menores ao longo do tempo.
Com este modelo, o franqueado realiza vendas ou atendimentos pela internet, sem necessidade de deslocamento ou pode levar os serviços até os consumidores.
Além disso, para diminuir os custos, este tipo de negócio não conta com estoque na casa do franqueado. Desta forma, é possível baratear a operação da franquia.
É um modelo voltado para empreendedores que sonham em investir em um negócio próprio. Sendo assim, este formato faz com que muitas pessoas consigam se realizar em um novo empreendimento.
Em outras palavras, é um formato que populariza o empreendedorismo e oferece opções baratas para todos os tipos de empreendedores.
Conforme falamos, as nanofranquias são negócios com investimento inicial até R$ 25 mil reais.
Apesar de as nanofranquias estarem em alta no mercado de franchising há pelo menos dois anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) não reconhece o termo e insere essas empresas no grupo de microfranquias
A ABF delimita as franquias mais baratas como microfranquias, que são negócios com até R$ 105 mil de investimento inicial total.
Uma grande diferença entre estes modelos, é que as nanofranquias não possuem um ponto comercial nem estoque.
Já as microfranquias, contam com um investimento maior, com formatos voltados para pontos físicos de atendimento.
Além disso, o tempo de retorno dos dois modelos de negócios é diferente. Com as nanofranquias, por serem mais baratas, em vários casos o retorno do investimento é de até um ano.
Por outro lado, as microfranquias podem exigir um pouco mais de tempo para que o investimento retorne para o empreendedor.